Aguarelas Finas, Le Corbusier | Maison La Roche, Paris

10 dezembro 2022

Discurso do Método | Descartes

 Mas, quando se gasta muito tempo a viajar, tornamo-nos estrangeiros no nosso próprio país, e quando se é muito curioso das coisas que praticavam nos séculos passados tornado-nos ignorantes das que se fazem na nossa época. (…)

Foi por isso que, logo que a idade me permitiu libertar-me da obediência aos meus preceptores, terminei definitivamente o estudo das letras e, tendo-me resolvido a não procurar outra ciência além da que se encontrava em mim mesmo, ou no grande livro do mundo, empreguei o resto da juventude a viajar. (…) E eu tinha um desejo enorme de distinguir o verdadeiro do falso, para ver claro nas minhas ações e caminhar nesta vida com segurança. (…)

Então, depois de ter passado alguns anos a estudar, deste modo, no livro do mundo, e a procurar adquirir alguma experiência, tomei um dia a resolução de estudar também em mim próprio e de empregar toda a energia do meu espírito na escolha dos caminhos que deveria seguir. O que deu resultados muito melhores, parece-me do que se nunca me tivesse afastado do meu país ou dos meus livros. (…)

Nessa ocasião, encontrava-me na Alemanha, onde me tinha chamado o ensejo das guerras que ainda não findaram e, quando regressava da coroação do Imperador para o exército, o início do inverno fez-me estabelecer morada num bairro onde, não encontrando qualquer conversação que me agradasse, e, não tendo, além disso, felizmente, nem preocupação nem paixões que me perturbassem, passava todo o dia fechado num quarto com aquecimento, onde tinha ocasião e ócio para me entreter com os meus pensamentos. (…)

Mas, em breve dei conta de que, embora desejasse pensar que tudo era falso, eu, que assim pensava, devia representar alguma coisa e, notando que esta verdade «Eu Penso, Logo Sou» - era tão firme e tão segura que todas as mais extravagantes suposições dos cépticos não seriam capazes de a abalar, admiti que podia tomá-la sem sombra de escrúpulo, como primeiro princípio da filosofia que procurava. (…)


in: Discurso do Método, de Descartes, Guimarães Editores, Lisboa, 1997