Aguarelas Finas, Le Corbusier | Maison La Roche, Paris

20 fevereiro 2014

Reacção Emocional | Modelo


(…) A partir de um estudo da emoção, área emergente das ciências cognitivas no contexto contemporâneo, destacamos o mecanismo da emoção, enquanto resultado de uma lógica. Assim uma emoção é o resultado de um mecanismo de ordens, e/ou de comportamentos, que resultam das primeiras acções experimentadas. O que significa que o nosso cérebro grava modelos que se repetem, ou seja, um estímulo provoca uma resposta e o cérebro constrói um modelo. Deste modo a lógica do entendimento da acção e reacção permite a construção de modelos de estímulo-resposta. Assim, as pessoas são como 'máquinas' no sentido em que reagem por hábitos, por informação codificada, gestos controlados, imitação, dados que são gravados no cérebro e repetidos, os ditos modelos. (…)

in: Socio-Emotional Design of Personal Robots, Cynthia Breazeal, (7th International Conference on Design and Emotion), Chicago, 2010

 (…) Segundo António Damásio 'nós pensamos com o nosso corpo' e as "emoções são literalmente 'corporalizadas'. O nosso cérebro é um detector de emoções e "até mesmo as pessoas 'normais' quando vêm imagens carregadas de grande emoção, têm secreções sudoríparas aumentadas. No caso das pessoas sujeitas a lesões cerebrais, não há nenhuma resposta epidérmica."

in: O Cérebro à Procura da Alma, de António Damásio, (Neuropsicologia, Édition Spéciale Science & Vie), 1996