Aguarelas Finas, Le Corbusier | Maison La Roche, Paris

16 abril 2013

Michel Onfray | A Potência de Existir


1.
Sem necessidade de ser justo, o terror oferece, por si só, uma forma de governação: " para que nos obedeçam, temos que ser receados", este era o pensamento que estava em vigor em França antes de Maio de 68. [p. 33]

2. 
O filósofo é filósofo vinte e quatro horas por dia, mesmo quando faz a lista da lavandaria antes de retomar o argumento habitual… Platão é filósofo quando escreve contra o hedonismo no Filebo, mas também quando o vendedor ascético morre durante um banquete; tanto na redacção do seu Parménides como no seu desejo de queimar as obras de Demócrito; na sua fundação da Academia e no seu passado enquanto autor dramático e lutador; ele é filósofo quando publica A Republica e As Leis, assim como quando vive como cortesão junto de Dionísio de Siracusa; etc. Um e outro, um é o outro. Decorre disto a necessidade de uma íntima relação entre teoria e prática, entre reflexão e vida, entre pensamento e acção. A biografia de um filósofo não se reduz somente ao comentário das suas obras publicadas, ela abrange a natureza do vínculo entre os seus escritos e os seus comportamentos. Só se pode chamar obra ao conjunto. O filósofo deve mais do que ninguém, manter unidos esses dois tempos tão amiúde colocados em oposição.
A vida alimenta a obra que, por sua vez, alimenta a vida: Montaigne foi quem primeiro o descobriu e demonstrou; ele sabia que, quando se faz um livro, tornamo-lo tanto mais notável quanto ele por sua vez nos constitui. [p. 73]

3. 
O conjunto converge num ponto focal: o hedonismo. 
Sugiro amiúde esta máxima de Chamfort, por ela funcionar como imperativo categórico hedonista: desfruta e faz desfrutar, sem fazeres mal a ti ou a alguém: eis toda a moral.
Está tudo dito nesta máxima: fruição de si, é certo, mas também e sobretudo fruição de outrem, porque sem ela nenhuma ética é possível ou pensável, pois só o estatuto do outro a define como tal. [p. 77.]

in: Michel Onfray, A Potência de Existir, Editora Campo da Comunicação, 2009