Aguarelas Finas, Le Corbusier | Maison La Roche, Paris

14 fevereiro 2012

Coroa


O simbolismo da coroa depende de três factores:
1. O seu lugar no alto da cabeça confere-lhe um significado sobre-eminente: partilha não só os valores da cabeça, cimo do corpo humano, mas também os valores do que encima a própria cabeça, um dom vindo do alto: marca o carácter transcendente de uma realização.
2. A sua forma circular indica a perfeição e a participação na natureza celeste, de que o círculo é o símbolo; une no coroado aquilo que está abaixo dele e o que está acima, mas marcando os limites que, em tudo o que não é ele, separam o terrestre do celeste, o humano do divino: recompensa duma prova, a coroa é uma promessa de vida imortal, a exemplo da vida dos deuses.
3. A matéria da coroa, vegetal ou mineral, precisa, pela sua consagração a tal deus ou deusa, a natureza do acto heróico realizado e a recompensa divina atribuída, a identificação com Ares (Marte), Apolo, Dioniso, etc. Ela revela ao mesmo tempo quais as forças supraterrestres que foram captadas e utilizadas para atingir o feito premiado.

Concebe-se, desde logo, que a coroa simboliza uma dignidade, um poder, uma realeza, o acesso a um nível e a forças superiores. Quando ela culmina em forma de domo, afirma uma soberania absoluta.

in: Dicionário dos Símbolos, de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant