Aguarelas Finas, Le Corbusier | Maison La Roche, Paris

24 janeiro 2012

O Tempo


Caso o cérebro utilize o tempo para integrar processos separados em combinações significativas, esta seria uma solução sensata e económica, mas não seria uma solução desprovida de riscos e problemas.
O principal risco seria a dessincronização (mistiming). Qualquer disfunção do mecanismo de regulação do tempo criaria provavelmente uma integração adulterada ou uma desintegração. Talvez seja isto que de facto acontece em estados de confusão causados por traumatismos cerebrais ou em alguns sintomas de esquizofrenia e outras doenças mentais.
O problema fundamental criado pela ligação pelo tempo (time binding) tem a ver com a necessidade de manutenção de uma actividade intensa, em diferentes locais, durante o intervalo de tempo que for necessário para a elaboração de combinações significativas e para o processo do raciocínio e da tomada de decisões.
Por outras palavras, a ligação pelo tempo requer mecanismos de atenção e de memória de trabalho poderosos e efectivos, e a natureza parece ter acedido em fornecê-los.

in: António Damásio, O Erro de Descartes, 2011, p. 136.