Aguarelas Finas, Le Corbusier | Maison La Roche, Paris

15 julho 2012

Darwin | Evolução


Nós somos um exemplo do que se poderia chamar "a sobrevivência do tangencialmente adequado". Temos orgulho na nossa capacidade intelectual e na nossa cultura, mas como espécie somos medianos em muitos aspectos. Em quase todos os habitats somos mais lentos, frágeis e menos eficientes do que os animais circundantes, incluindo os predadores mais ferozes. Não somos sequer grande coisa nas tarefas em que nos julgamos especiais, como pensar ou caminhar com a postura erecta. Fazemos raciocínios errados com frequência, alguns dos quais fatais. Esquecemo-nos de informações importantes, apressamo-nos em conclusões erradas, ignoramos a realidade. Os nossos cérebros são atreitos a ilusões e alucinações, e as emoções podem tomar conta de nós, levando-nos a estranhos comportamentos. Mas, e ainda assim, em regra saímo-nos bem com o cérebro que nos coube, por mais imperfeito que seja. A postura erecta trouxe muitas vantagens, como libertar as mãos para o transporte de alimentos e a manipulação de utensílios. Esta solução está longe de ser perfeita, porém. (…)

Embora haja entraves à Evolução, o seu poder não deixa de ser incrível, até majestoso. Perceber que um processo tão simples deu origem à diversidade que existe na natureza continua a ser tão arrebatador hoje como foi no tempo de Darwin.
"Há grandeza nesta visão da vida", escreveu ele, encantado por perceber que, "de um começo tão modesto, inúmeras formas mais belas e mais maravilhosas evoluíram e vão evoluindo".

Todas as criaturas, da bactéria mais minúscula à baleia azul, estão num dos ramos da grande árvore da vida. Eis-nos assim chegados ao grande final que te fará sentir um formigueiro na espinha:
Tu és parente de cada pessoa, de cada espécie, de cada um dos seres vivos que alguma vez apareceram neste planeta. De todos e de cada um.

in: Evolução, de Daniel Loxton, Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 24/25.
[A fotografia que aqui se apresenta, foi recolhida no Field Museum, Chigado, em Outubro, 2010]