Aguarelas Finas, Le Corbusier | Maison La Roche, Paris

28 junho 2023

O Budismo tem Razão | Robert Wright

Contudo, em última análise, a seleção natural preocupa-se apenas com um único aspecto (talvez eu deva empregar «preocupa-se», entre aspas, uma vez que a seleção natural é apenas um processo cego, não se tratando de um criador consciente). Esse único aspecto é transmitir os genes à geração seguinte. As características genéticas que no passado contribuíram para a proliferação genética prosperaram, enquanto as restantes se foram perdendo. (…)

Os nossos cérebros estão estruturados para, entre outros aspectos, nos iludir. (…)

O prazer é efémero, e, sim, isso deixa-nos repetidamente insatisfeitos. O motivo é o facto de o prazer ter sido programado pela seleção natural para se evaporar, de modo a que a insatisfação decorrente nos levasse a procurar mais prazer. Afinal, a seleção natural não "quer" que sejamos felizes; "quer" apenas que sejamos produtivos, no seu sentido limitado de produtividade. (…)

A rotina da consciência plena - observar o nosso mundo interior e exterior com um cuidado extremo - pode fazer mais do que atenuar sentimentos problemáticos e intensificar o seu sentido de beleza. (…)

Estudos consecutivos provaram que a maioria pensa que está acima da média em várias dimensões, desde a capacidade atlética até às competências sociais. 

O facto de nos apresentarmos como pessoas eficientes e íntegras implica acreditarmos no poder do nosso eu.

O sentimento em si é arrebatador e o módulo que evoca é claramente transformador. (…)

Criamos histórias sobre histórias sobre histórias, e o problema das histórias começa nas suas bases. (…)

Contudo, os seres humanos aparentemente têm uma forma mais complicada de identificar as coisas: não apenas pelo seu aspecto, mas também pelo modo como os fazem sentir. (…) O aspecto exterior das coisas poderá manter-se, mas parecerá que lhes falta algo interior. (…)

Rumi, um poeta sufi do século XIII, alegadamente escreveu: «A nossa missão não é procurar o amor, mas apenas procurar e encontrar todos os obstáculos em nós que erguemos contra ele.»


in: O Budismo tem Razão, de Robert Wright, Editora Farol, 2021