Aguarelas Finas, Le Corbusier | Maison La Roche, Paris

21 julho 2011

Teorias

«As teorias são as muletas do artista no caminho misterioso que o instinto lhe abre. Elas constituem, não uma antecipação, mas um esforço a posteriori para justificar uma obra que anteriormente não tinha sido compreendida.
Os grandes períodos da Arte correspondem precisamente a palpitantes interrogações. Às primeiras obras ainda hesitantes, seguem-se então as ideias que preparam novas criações. Os grandes construtores de entre os artistas são aqueles em que a inteligência se esforça por seguir o mais de perto possível o instinto, por reunir e decifrar as suas descobertas e por transformar a parcela de verdade assim obtida numa inquietação maior, que atrairá novas descobertas.
A salvação será daqueles que, através de meditações cristalizadas em "Teorias", conseguirem libertar a inteligência submersa pelo instinto e também daqueles que, renunciando a todos os apriorismos, saibam colorir a água pura da sua intuição com o vinho da sua sensibilidade reencontrada».

Foi com estas palavras que André Lhote, a quem temos a agradecer uma série de documentos elucidativos sobre o Cubismo, respondeu às cépticas perguntas que lhe fizeram sobre o valor das teorias estéticas.